Sobre mim

Meu nome é Alynne Sipaúba, tenho 31 anos de caminhada, sou formada em jornalismo pela Faculdade Estácio São Luís e teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana, com pós em Bíblia também pela FTSA.

Minha história com Cristo começa assim…

Aos 11 anos o conheci e me apaixonei pela sua vida. Comecei a estudar a Bíblia e percebi que a história de Jesus é uma verdadeira carta de amor para nós, desde então quis seguir seus passos com toda minha força. Meu primeiro desafio nesta direção foi deixar 2 trabalhos em São Luís para tentar um estágio como repórter na TV Boas Novas, em Belém/PA.

A TV pertence à Assembleia de Deus, e naquele tempo eu acreditava que deveria desenvolver minha vocação, enquanto comunicadora, em um ambiente como aquele.

Eu tinha um sonho, e fui atrás de conquistá-lo.

Consegui o estágio e fiquei por lá durante 1 ano.

Em 2010, com a cantora Eyshila e meus colegas de profissão

Após confrontar algumas posturas dentro da TV, fui demitida. Diante do fato um tanto dramático, decidi viajar para a Base do Avalanche Missões, em Vitória/ES. Fiquei lá durante 3 meses para cursar as escolas de – Comunicação, Sexualidade e Aconselhamento em Sexualidade.

Em 2011, na Escola Avalanche Missões

Ao voltar de Vitória, fui para São Luís, minha cidade natal. Comecei um projeto de comunicação independente, chamado Portal Comunicar, mas infelizmente a primeira tentativa não deu muito certo. Depois de um período depressivo, parti para a segunda tentativa. O segundo chamou-se Portal Conectar. Era um ambiente virtual que falava das questões da sociedade numa perspectiva cristã. Mais de 50 pessoas estiveram comigo neste trabalho voluntário. Foi uma experiência muito marcante.

Com uma pequena parte da equipe do Portal Conectar

Em junho de 2014 formei-me em jornalismo.

Com meus primos no dia da Colação de Grau

CIBERTEOLOGIA: O CASO DO PORTAL CONECTAR

Tema do meu TCC na Faculdade Estácio São Luís. Curso de Comunicação Social e Habilitação em Jornalistmo

Foi também no ano de 2014 que decidi começar uma nova graduação, em teologia. Esta foi a principal razão do encerramento das atividades do Portal. Ganhei bolsa na Faculdade Teológica Sul Americana para cursar a graduação e a pós em Bíblia, e fui agraciada com um trabalho na tutoria da Faculdade. Mudei-me para Londrina/PR em 2015 e dediquei-me exclusivamente à teologia nos anos que estive por lá.

Faculdade Teológica Sul Americana, em Londrina-PR
Equipe tutoria FTSA/2015

Ainda em 2015 decidi transformar os melhores textos do Portal Conectar em um livro. No mês de maio do mesmo ano viajei para São Luís, pois o lançamento aconteceria no dia 30. Foi um momento muito especial na minha caminhada.

Lançamento do Livro na Igreja Congregacional

Retornei para Londrina e em 2017 conclui a graduação em teologia e a pós em Bíblia.

Com meus amigos da tutoria no dia da Colação de Grau

Primeira turma de Especialização em Bíblia

Casei

O ano de 2017 foi um ano de grandes emoções. Um dia após a minha colação, eu me casei.
Eu e André / 26 de agosto de 2017

Em outubro fomos para Portugal. Desde então venho estudando ainda mais a beleza da vida cristã e suas implicações na sociedade. Tenho lido ao longo desses anos vários autores, como Carlos Mesters, Henri Nouwen, C S Lewis, Libânio, Kierkegaard, Brennan Manning, Ivone Gebara, Tomás Halik, Nancy Cardoso, Anselm Grun, Jacques Ellul, Zygman Bauman, entre outros.

Em 2018, com Tomás Halík

Em Portugal participei de um encontro com o Tomás Halík, um teólogo checo do qual tenho muita admiração. Além disso, pude descobrir os livros do José Tolentino de Mendonca andando pelas livrarias católicas de Lisboa.

No início de 2019 fomos passar uma temporada na Inglaterra, mas em julho decidi retornar à São Luís para realizar o que sempre esteve em meu coração. Abri mão, novamente, de uma vida boa e tranquila por um sonho. Meu marido continua na Inglaterra.

Cheguei em São Luís com uma fé e uma coragem, e elas estão diante daquele Jesus do qual me apaixonei aos 11 anos. Hoje tenho 31 anos, e estou ainda mais apaixonada pela sua missão, que tem sido também a minha ao longo desta caminhada.  

Alynne Sipaúba

Alynne Sipaúba

Alynne Sipaúba

Alynne Sipaúba é jornalista e teóloga.